A vertente UniAid do PUMAP está a ser feita, este ano, em conjunto com a Cruz Vermelha de Moçambique no bairro de Xipamanine. Aqui, a função dos voluntários é uma interacção lúdico-educativa com as crianças, todas elas órfãs, que frequentam o centro.
Das várias actividades que têm sido feitas, entre danças, jogos, trabalhos manuais e experiências de ciência divertida, hoje o tema foi a Geografia.
Com isto, tentou-se dar às crianças um maior conhecimento acerca do mundo que habitam, da localização do seu país, as suas fronteiras e províncias. Aprenderam a utilizar os pontos cardeais e a identificar os países que tal como o seu têm adoptam a língua portuguesa. Com o auxílio de um globo terrestre, foi também feita uma experiência muito simples para explicar o fenómeno do dia e da noite.
No fim, para consolidarem os conhecimentos adquiridos de uma forma apelativa, propôs-se que desenhassem um mapa de Moçambique, pintando de cores diferentes as diversas províncias.
O resultado alcançado foi bastante satisfatório, na medida em que todos já conseguiam apontar no mapa os principais pontos de interesse do seu país.
Amanhã os voluntários irão voltar ao bairro com novas actividades, novos jogos, novas brincadeiras e trarão, certamente, novas experiências e recordações da interacção com as crianças.
Gonçalo Dias Figueiredo
1 comentários:
Boa ideia essa de criarem dias temáticos! Espero que esteja tudo a correr bem. Desejo-vos bom trabalho e aproveitem cada segundo, o PUMAP é sem dúvida uma experiência para a vida!
Já agora podem ir dando mais noticias. O primeiro post só vem um mês depois de cheguarem aí... é pouco, muito pouco.
Enviar um comentário