terça-feira, 17 de agosto de 2010

Cidadania em Xipamanine

A abrir a primeira de duas semanas de formações no Centro de Boa Esperança da Cruz Vermelha de Moçambique, no bairro de Xipamanine, as crianças tiveram uma aula sobre cidadania.

Para tal, simulou-se uma eleição onde os três candidatos, escolhidos de entre o grupo, apresentaram as suas propostas e, de seguida, foram a votos.

Todos tiveram a oportunidade de entender conceitos como democracia, poder ou eleições, bem como de preencher um boletim de voto e colocá-lo numa urna, com realce para o facto de este ser secreto e em caso algum se poder sofrer qualquer tipo de consequências decorrentes das suas escolhas.

Mais importante que os resultados eleitorais foi o facto de se passar o sentimento de que um voto funciona como uma delegação de poderes e que, com a vontade de uma maioria, se pode sempre mudar o rumo de um país, não descurando, obviamente, os direitos fundamentais das minorias que devem ser salvaguardados.

No fim da formação, o saldo foi claramente positivo pois as crianças apreenderam o essencial da mensagem que se tentou passar.

Conferência PUMAP na UEM





No passado dia 11 de Agosto o PUMAP promoveu conjuntamente com as empresas Tropigália e Brithol Michcoma uma conferência na Universidade Eduardo Mondlane sobre Liderança de Organizações em Moçambique. A conferência inseriu-se no âmbito do módulo de Liderança e Comportamento Organizacional da nossa vertente Executive Trainining. As empresas fizeram-se representar pelos seus CEO’s Adolfo Correia e Francisco Caeiro, respectivamente.

Na sessão foram abordados vários pontos relativos ao tema da Liderança de Organizações com especial enfoque sobre realidade moçambicana. Os alunos tiverem oportunidade de fazer questões a dois líderes com vasta experiência no ramo empresarial moçambicano, o que se traduziu numa sessão de aprendizagem muito dinâmica e produtiva.

O PUMAP faz a devida vénia à Tropigália e à Brithol Michcoma, empresas que já nos apoiaram e continuam a fazê-lo demonstrando todo seu compromisso com a sociedade moçambicana.

David Martins

Formações em Xipamanine

Prosseguindo no mês de Agosto o nosso trabalho com as crianças de Xipamanine, apostámos o nosso esforço em formações temáticas.

Desta forma, pretendeu-se juntar às actividades lúdicas, actividades de desenvolvimento social e pessoal, entre elas:

· Cidadania - Educação cívica;

· Prevenção contra o consumo de drogas;

· "Aprende a conhecer o nosso corpo";

· Educação Sexual

o Prevenção e Denúncia de Abusos Sexuais a menores;

o Sexualidade Infantil;

o Doenças Sexualmente Transmissíveis;

o SIDA - viver com a doença;

· Alimentação - Roda dos Alimentos;

Procurou-se assim assegurar a transmissão de conhecimentos de uma forma mais directa e dinâmica, que até agora tem resultado bastante bem, ficando o relato de cada uma delas para breve.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Um mundo em Xipamanine


Voluntários do PUMAP2010 a pintar o Mapa Mundo no muro do Centro da Boa Esperança da Cruz Vermelha em Xipamanine.
Depois segui-se uma lição de Geografia dada pelo voluntário José Narciso!