terça-feira, 17 de agosto de 2010

Cidadania em Xipamanine

A abrir a primeira de duas semanas de formações no Centro de Boa Esperança da Cruz Vermelha de Moçambique, no bairro de Xipamanine, as crianças tiveram uma aula sobre cidadania.

Para tal, simulou-se uma eleição onde os três candidatos, escolhidos de entre o grupo, apresentaram as suas propostas e, de seguida, foram a votos.

Todos tiveram a oportunidade de entender conceitos como democracia, poder ou eleições, bem como de preencher um boletim de voto e colocá-lo numa urna, com realce para o facto de este ser secreto e em caso algum se poder sofrer qualquer tipo de consequências decorrentes das suas escolhas.

Mais importante que os resultados eleitorais foi o facto de se passar o sentimento de que um voto funciona como uma delegação de poderes e que, com a vontade de uma maioria, se pode sempre mudar o rumo de um país, não descurando, obviamente, os direitos fundamentais das minorias que devem ser salvaguardados.

No fim da formação, o saldo foi claramente positivo pois as crianças apreenderam o essencial da mensagem que se tentou passar.

0 comentários: