terça-feira, 11 de agosto de 2009

Tubarão

Apesar de todos os avisos que inúmeras pessoas me fizeram, nunca pensei que fosse realmente acontecer. No entanto, durante a manhã de domingo, quando estava a surfar na Ponta d'Oro, tive um encontro imediato com um tubarão. Um "casalinho" mais concretamente.
Estava na água a cerca de 20 min e não estava a conseguir passar o canal para chegar ao outside. Ja tinha estado na água na tarde do dia anterior e estava farto de remar, pelo que, não avistando uma melhoria para breve, fiquei a apanhar ondas no inside. Ao fim de umas 4 ou 5, vejo na transparência da parede da onda um "bicho" enorme (2,5/3 m), negro, com uma cauda gigante a cerca de 10 metros de mim. Nem estava a perceber bem o que era. Quando olho um bocado para o lado estava outro da mesma "laia". Eram dois tubarões, a passear-se pelas praias de Moçambique. No momento em que a onda passou e a barbatana de um deles apareceu fora de água, saltei para cima da prancha e remei como nunca antes para a praia. Estavam à minha direita mais 2 surfers que imediatamente se aperceberam e fizeram o mesmo. Estava também um "bife" numa mota de água ainda mais perto deles (tipo a uns 5m) que pareceu ignorar completamente a situação e continuar a recriar-se (há que ter prioridades!!).
Quando cheguei à praia perguntei a alguns locals de que espécie se tratava e o mais provável era tratar-se de um casalinho de tubarões-baleia que por acaso nem sequer "são carnívoros e alimentam-se principalmente de plâncton".
Ao fim de meia-hora (talvez menos) já havia surfers na água novamente, a varrer umas direitas curtas mas com tamanho (1,5m a 2m), como se estas visitas fossem banais.
Ganda susto, é mesmo um bicho mta grande. Eu só pensava: "Se ele me vê, em 2 braçadas está aqui!"; "Se me morde, já não saio de cá..." -> Afinal de contas eles nem gostam de carne.

3 comentários:

Sonia disse...

Cristoooooooooooooooo... era um tubarao ou uma tubaroa?? lol a mim dava me uma coisinha má..lol acho que nessa altura nem sabia dar ao braços para sair de la..lolada Tanta coisa tanta coisa e afinal o bichito ate é amigo,lolada nem gosta de chiça nem nada..Se calhar ele queria era brincar contigo..ahahahah ehehe.. Vê la é se nao era um tubarao branco disfarçado de tubarao baleia..eheheh
bjitos

Sónia

Sérgio Gaspar disse...

Puf...
Papavas o Gajo a remar pá!
És um homem ou és um rato?
Só bonecos...

Pedro Belo disse...

Cá pra mim tu é que lhe davas uma dentada para ver se seria bom ou não...
Da proxima vez apanha um para comeres ao jantar!!! xD

Agora falando a sério, deve ter sido cá um susto, a prancha parecia que tinha motor,não?!?

;)