quarta-feira, 22 de julho de 2009

Principado de Alfarelos

Alfarelos significa muitíssimo neste momento para o grupo. No passado dia 20 de Julho de 2009 decidimos por unanimidade (cerca de 1/3 do grupo não estava presente) que se iria criar o Principado de Alfarelos. No que é que o mesmo consiste?
Consiste num Estado de Direito sem regime político, por exemplo. É uma localidade que ainda não tem território, no entanto, estou desde já em condições de revelar que é uma ilha que não tem costa e ao mesmo tempo é uma península. Pode parecer impossível mas não é. Mais: é um dos destinos mais procurados mundialmente para o Surf, mas curiosamente, também tem uma estância de Ski.
O Principado ainda não tem Bandeira, Hino, Forças Armadas ou Moeda oficial, no entanto já pusemos alguns dos maiores especialistas mundias neste ramo (a constituição de estados independentes) a criar tudo isto. Ainda assim, aceitam-se sugestões de todos os visitantes deste blog.
Vai também ter idioma próprio, o Alfarelense, algo que, como devem compreender, não consigo ensinar a falar aqui no blog. Quiçá disponiblizaremos uma plataforma de e-learning de Alfarelense. Está a ser ponderado.
Já ficou decidido que o principado vai ter Aeroporto, uma infraestrutura que será financiada ao abrigo de um acordo que disponibilizará fundos público-privados, já que estamos a falar de algo que centralizará todo o tráfego aéreo do Principado. A companhia aérea, já que perguntam, chamar-se-á Alfarelos Airlines (AA).
No momento da criação, ficou definido que o dia 20 de Julho seria feriado internacional no Principado, como forma de celebração do dia da independência.
Quero deixar claro que houve facções dentro do grupo a querem criar um Sultanato em vez de um Principado, no entanto, optou-se (e bem, na minha prespectiva) por não se entrar em loucuras e criar antes uma coisa mais sóbria. A meu ver, e não querendo falar de forma precipitada, o objectivo foi conseguido.
Algo que nos preocupava era que este Estado tivesse como instituição maior de decisão uma Junta de Freguesia. Foi então criado esse órgão, a Junta de Freguesia do Principado de Alfarelos (JFPA) e foram eleitos os órgãos sociais e membros da direcção. Surpreendentemente, a direcção é constituída por 14 elementos, o mesmo número de pessoas com nacionalidade Alfarelense, o mesmo número de habitantes e o mesmo número de elementos do PUMAP (quem diria...)
O próximo passo é criar algumas instituições fundamentais para o bom funcionamento do Principado, designadamente a corporação de Bombeiros Sapadores do Principado de Alfarelos (BSPA), o Banco Central do Principado de Alfarelos (BCPA), o Grémio Dramático Alfarelense (GDA) entre outros não mesnos importantes.
Quando considerado oportuno, divulgaremos mais pormenores.

2 comentários:

Guilherme Oliveira disse...

Saudações Magnífica Junta de Freguesia do principado de Alfarelos,

O principado de Alfarelos deverá diversificar as fontes de receitas relativamente ao turismo. Por exemplo, um mix do melhor (ou pior, se preferirem) de Las Vegas e Holanda. Dessa maneira, poderiam contar com a visita de muitos bons homens e mulheres.

Não menos importante, será a definição da política de plantação de droga. Agora que os EUA estão a desfazer campos de papoilas no Afeganistão, está na altura de açambarcar essa cultura para os territórios de Alfarelos. As receitas esperam-se gigantescas. Claro, façam todos os possíveis para que as papoilas de Alfarelos tenham todas as certificações de Fair Trade, Environment-Friendly e No Terror Support.

Terceiro, arranjem uma mascote fofinha mas que possa alimentar ordinarices com facilidade. Tipo um Elefante Adolfo Dias, Cão Tobias, algo assim.

Finalmente, se isso fosse um offshore, eu era até capaz de criar uma fachada em Alfarelos. Mas, a partir desse momento, vocês já não me podiam reconhecer.

Conto com a vossa sapiência e ponderação enquanto cidadãos (ou súbditos, não sei qual é que é o título oficial),

Guilhas

Consultor de Forroboró e coisas afins.

Just a boy walkin' around... disse...

Com a vossa (esperada) concordância torno-me um seguidor do blog.

Objectivo único: o de acompanhar o desenvolvimento do Principado.

Acho que um casino, um restaurante de comida tradicional de Alfarelos e um supermercado com produtos Alfarelenses são no mínimo indispensáveis.

Um abraço,

O taxista de serviço.